Feedback - Começar, Parar e Continuar
Hyper Island Treinamento e Educação Executiva do Brasil Ltda @ 2022-11-08 11:06:48 -0300Um método para aguçar a autoconsciência e a percepção da sua equipe.
Uma equipe saudável costuma passar por diversos steps de transformação de mentalidade, crescimento e desenvolvimento. Muitos deles estão atrelados às suas expertises - àquilo que desenvolvem em seus cargos e funções. Outros estão alinhados com suas próprias personalidades e desenvolvimento pessoal, sendo um movimento comum na vida profissional.
A prática de feedbacks, por exemplo, é um indicador de maturidade. Uma equipe que consegue transitar por momentos delicados e ainda assim gerar bons resultados, é uma equipe que já conseguiu se desenvolver em muitos aspectos.
Para aguçar a autoconsciência e a percepção dos integrantes do seu time, a sugestão que trouxemos hoje é de um exercício simples. Baseado nos Princípios do Feedback Eficaz, inspirados por Marshall Rosenberg em "Comunicação não violenta", a ideia é que você utilize as palavras “Começar, Parar e Continuar”, para conduzir uma prática de feedback. Vamos nessa?
Passo a passo para um Feedback Eficaz:
Passo 1
Separe sua equipe em pequenos grupos, com cerca de 4 a 6 pessoas em cada grupo.
É importante que essas pessoas tenham trabalhado um tempo juntas, para que essa experiência consiga gerar mais feedbacks e pluralidade nas conversas que virão.
Passo 2
Instrua cada participante a utilizar um post-it para anotar o nome da pessoa que receberá o feedback. Em seguida, peça que completem as três frases a seguir, utilizando os Princípios do Feedback Eficaz (Começar, Parar e Continuar), e que finalizem assinando com seus nomes.
As Frases:
Para: Pessoa que receberá o feedback.
Algo que gostaria que você começasse a fazer é __________.
Algo que gostaria que você parasse de fazer é ___________.
Algo que gostaria que você continuasse fazendo é ____________.
Assinado: Pessoa que escreveu o feedback.
Passo 3
Após os participantes completarem as frases e endereçá-las para seus colegas, eles entregarão os post-its para seus respectivos destinatários, um por um, verbalmente.
Nesse momento é importante que a pessoa facilitadora saiba conduzir o grupo, para que o exercício consiga alcançar sua função!
É muito importante que os participantes deste exercício estejam familiarizados em dar e receber feedbacks. Tá bem?
Em hipótese alguma o exercício deve gerar constrangimento. A ideia central é promover autoconsciência e a percepção.
E então, gostou?
Este e outros exercícios fazem parte da nossa Toolbox - uma plataforma com diversas ferramentas e métodos, para gerar engajamento e crescimento na sua equipe. Acesse e aproveite!