Pular conteúdo

A Coluna da História

Utilizar a coluna da história para criar narrativas envolventes pode capturar a atenção do seu público e conectar-se com eles emocionalmente. Ao criar uma espinha dorsal bem elaborada para a sua narrativa, você pode guiar seu público por uma jornada que ressoa com eles. Começando com uma introdução envolvente, a coluna da história nos leva a uma jornada por interrupções, consequências, tensões crescentes e uma resolução satisfatória. A coluna da história é uma maneira que pode ajudá-lo a pensar na criação de uma história de marca poderosa que comunique seus valores e missão de maneira memorável e impactante, deixando uma impressão duradoura em seu público.

Leve o curso Storytellling para sua empresa

Capacite seus times a estruturar, comunicar e disseminar projetos por meio de narrativas envolventes e impactantes, impulsionando a comunicação interna e externa.

Saiba Mais

60-120min

Período de tempo

2-10

Tamanho do grupo

Um pedaço de papel ou documento online para trabalhar.

Materiais utilizados

Passo 1

Introdução

A Coluna da História é simples, você pode trabalhar sozinho ou colaborar com outra pessoa.

Era uma vez _______. Todos os dias __. Mas um dia por causa disso ______ por causa disso _____ por causa disso _____ até finalmente ______. E desde então __________.

Tudo começa com a abertura que conhecemos:


Passo 2

Era Uma Vez…

Para preparar o terreno para sua história, comece apresentando seu personagem principal e suas circunstâncias. Se estiver com dificuldade em estabelecer o tempo e o lugar de sua história, considere responder a algumas das perguntas-chave que seu público pode ter.

Quem é o herói/protagonista?
Onde eles moram?
O que fazem?
Quando a história acontece?
Você não precisa usar a abertura tradicional de "era uma vez", mas forneça contexto suficiente para ajudar seu público a entender de quem é a história.

Exemplo: Era uma vez um peixe chamado Marlin que amava seu filho Nemo mais do que qualquer coisa.


Passo 3

Todos os Dias…

Esta é a parte da sua história em que você pode mergulhar seu público na rotina diária do seu herói/protagonista, permitindo que eles se familiarizem mais com a personalidade do personagem.

Para tornar sua história mais relatável, tente mostrar um aspecto da rotina ou personalidade do seu protagonista com o qual seu público possa se identificar. Ao fazer isso, você pode ajudar seu público a se ver na história do herói e se envolver mais na narrativa.

Exemplo: Todos os dias, Marlin tentava proteger Nemo do oceano, que ele temia.


Passo 4

Até que Um Dia…

Independentemente de a vida do protagonista estar indo bem ou não, ocorre um evento significativo que altera o curso de sua história. Este evento pode levar o protagonista a quebrar sua rotina, embarcar em uma aventura emocionante, esforçar-se para alcançar um objetivo ou lutar para manter o mundo que apreciam. Na narrativa, esse momento crítico é conhecido como o incidente incitante e serve como ponto de partida para a narrativa.

Exemplo: Até que um dia, um mergulhador levou Nemo embora.


Passo 5

Por Causa Disso…

Agora é hora de planejar a resposta do herói ao evento catalisador identificado no passo anterior. Considere quais ações o herói tomará e como será afetado pelo incidente incitante. Isso ajudará a avançar a história e criar um senso de momentum para o público.

Neste passo, o protagonista embarca em uma jornada para alcançar um objetivo específico. Essa fase da história é semelhante ao segundo ato de uma peça, onde a trama se intensifica e a ação aumenta.

Exemplo: Por causa disso, Marlin teve que deixar a comunidade segura de seu recife natal para sair e encontrar seu filho Nemo.


Passo 6

Por Causa Disso…

Seguindo o passo acima. Sem pressão para acertar da primeira vez - pode levar algumas tentativas para colocar as coisas de volta nos trilhos. Tente manter isso curto.

Exemplo: Por causa disso, Marlin encontrou tubarões, águas-vivas e outros obstáculos perigosos.


Passo 7

Por Causa Disso…

Você pode ou não ter uma parte 3. Se tiver outro passo, registre!

Exemplo: Por causa disso, Marlin foi forçado a dar um salto de fé.

Passo 8

Até que Finalmente…

Neste passo, compartilhe o clímax - o resultado que acontece como resultado das etapas que o herói toma acima.

Exemplo: Até que finalmente, Marlin aprendeu a deixar ir de seu medo e ter fé nas habilidades de Nemo.

Passo 9

Desde Então…

Compartilhe o novo normal, seja feliz ou triste. Esta cena final revela o significado narrativo para o protagonista, apoiadores e público, incluindo quaisquer lições ou aprendizados.

Exemplo: Desde então, Marlin deu ao seu filho Nemo o espaço que ele precisava para aprender por conta própria.

A Moral da História é:

Os pais precisam deixar seus filhos aprenderem e crescerem.

Passo 10

Dica: Não pense demais! Tente preenchê-lo algumas vezes com diferentes passos para ver para onde a jornada do herói os leva e descubra versões novas e possivelmente mais interessantes da história.

A Coluna da História fornece um enredo ou esboço sólido para sua história. Depois de ter uma estrutura forte, você pode então trabalhar nos detalhes.

Resumo: Os dois primeiros passos marcam o início da história, enquanto o terceiro passo introduz um gatilho

Fontes e afins

  • Kenn Adams, playwright. (Popularizado pela Pixar)
  • Metodologia Hyper Island.

O carrinho está vazio