Pular conteúdo

Apresentações Pessoais

Um exercício simples, no qual os participantes preparam uma apresentação pessoal envolvendo experiências, eventos, pessoas e histórias que foram fundamentais na sua formação como indivíduo. O propósito desse exercício é que os membros do grupo se conheçam melhor e assim aumentar a confiança e colaboração entre todos.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Cada participante trabalha em sua própria apresentação: uma breve apresentação sobre "3 coisas (experiências, eventos, pessoas ou histórias) que me fizeram ser a pessoa que sou hoje".

O participante deve escrever e desenhar em uma folha de flip chart. O tempo para elaboração dessa atividade é de 15 a 20 minutos.

NOTAS DO FACILITADOR: Uma sugestão é que o mediador mostre sua apresentação antes que os participantes comecem a trabalhar nas suas. Isso ajuda e faz com que os participantes entendam como podem contar sua própria história e selecionar o que desejam contar.


Passo 2

Apresentações: Cada participante tem 3 minutos (ou mais, dependendo do tamanho do grupo e tempo disponível) para apresentar sua história para o resto do grupo. O mediador deve incentivar que os demais participantes ouçam atentamente às apresentações de todos.

NOTAS DO FACILITADOR: É importante criar um ambiente seguro para que todos possam compartilhar suas histórias. Em alguns casos, algumas histórias compartilhadas podem gerar comoção, tanto por quem compartilha quanto por outros do grupo. Como mediador, caso necessário, lembre os participantes que esse tipo de sentimento é normal e bem vindo. Se algum dos participantes ficar muito emocionado, faça um follow up com ele, individualmente, após a sessão.


Passo 3

Se você for um grupo menor, onde o tempo não é limitado, os facilitadores podem convidar os membros do grupo para fazer perguntas a cada pessoa imediatamente após sua apresentação.





Fontes e afins

Fonte original desconhecida. Texto da Hyper Island.

O carrinho está vazio