Pular conteúdo

Avaliação da evolução do projeto

Este método é útil para avaliar um projeto em andamento e verificar se é necessário fazer ajustes para que a equipe trabalhe de forma mais eficaz em conjunto. Ele fornece uma estrutura para discussão onde os participantes se concentram nas coisas que ajudam e impedem o processo da equipe e criam etapas de melhorias.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Reúna a equipe em torno de um flipchart ou quadro branco. Dê a cada pessoa canetas e post-its.

NOTAS DO FACILITADOR: Se você tem um grupo maior que 10 pessoas, você pode dividi-los em subgrupos menores para executar o exercício e fazer uma reflexão reunindo todos ao final.


Passo 2

Desenhe uma das seguintes imagens no flipchart / quadro. Todas funcionam bem, mas produzirão resultados ligeiramente diferentes:

  • Um barco com uma vela e uma âncora. A Vela representa coisas que estão conduzindo o projeto para a frente, e as coisas da âncora que estão segurando isso.
  • Uma roda com cinco seções chamadas: pare, comece, continue, faça mais, faça menos.
  • Três colunas nomeadas: louco (com um rosto irritado); triste (cara triste); feliz (cara feliz).

Passo 3

Peça aos membros da equipe para adicionar post-its ao flipchart com palavras para cada categoria, individualmente e em silêncio. 5-10 minutos devem ser suficientes.


Passo 4

Agora eles devem agrupar os post-its em cada categoria, identificando palavras duplicadas, padrões e sobreposições.


Passo 5

Uma vez que os post-it estejam são organizados, a equipe pode discutir o que surgiu.

Isso é surpreendente? Quais são as semelhanças? O que já vimos antes? Como nos sentimos sobre isso?

A discussão deve durar cerca de 15-20 minutos. Tente manter a discussão focada. Certifique-se de que os membros da equipe não partam para generalizações ou se culpem. O objetivo é ter uma discussão efetiva e eficiente sobre o processo até agora.


Passo 6

Uma vez que a discussão tenha chegado ao fim, a equipe deve definir algumas ações. Certifique-se de que elas estejam escritas, compartilhados entre a equipe e as partes interessadas, e que tenham um prazo para conclusão.


O carrinho está vazio