Pular conteúdo

Balão de ar quente

Uma ótima ferramenta para lançar QUALQUER workshop! O balão de ar quente é um método metafórico que visa identificar pontos fortes, pontos fracos, forças externas, partes interessadas e objetivos, tudo em um processo simples e bem estruturado. O charme é que você não está contando com outra matriz monótona, mas na verdade passando por uma jornada imaginária que nos envolve a pensar fora de nossos padrões de pensamento típicos. Basta reunir todos os participantes e coletar suas contribuições passo a passo no processo.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Vento

Essas são todas as forças externas que podem ter um impacto no curso de nosso balão de ar quente, não importa se são ameaças ou oportunidades. Normalmente, incluem mudanças legislativas, sociais ou tecnológicas sobre as quais não temos controle.


Passo 2

Sacos de areia

Os sacos de areia são todos os desafios internos que enfrentamos e as fraquezas que estão literalmente nos arrastando para baixo.


Passo 3

Ar quente

O ar quente do outro lado são todos os pontos fortes que temos em nossa organização, nosso produto e tudo o que temos controle para nos dar uma vantagem competitiva.


Passo 4

Passageiros

São todos os stakeholders internos que têm influência na direção do nosso balão de ar quente e, nesse sentido, do nosso projeto.


Passo 5

Observadores

Observadores são todos os públicos-alvo e usuários de nosso produto ou serviço que pretendemos atender, bem como partes interessadas externas que tenham interesse em nossa jornada.


Passo 6

Ilha Paradisíaca

Este é o destino dos sonhos e a meta para a qual estamos trabalhando em um período de 5 a 10 anos. Como é o futuro em nossa imaginação?


Passo 7

Passos a dar

Link para a imagem

Essa é a direção do nosso balão de ar quente, os passos que precisamos dar em direção à ilha paradisiaca. Tudo o que sabemos hoje e que podemos fazer para chegar e encontrar nosso destino.

NOTAS DO FACILITADOR: Peça a um cronometrista que pare o tempo de cerca de 7 minutos por etapa e repita o método passo a passo. Faça com que os participantes fiquem em frente ao quadro branco com post-its e canetas para coletar suas informações. Sempre que alguém tiver um post-it para compartilhar, deverá ir até o quadro branco e compartilhá-lo brevemente com o grupo. Certifique-se de não ter conversas longas, mas colete muitas sugestões de todos os participantes.

Fontes e afins

O ex-aluno Thales Macedo de Hyper Island (IAD16) e cofundador da Serious Businesshttps://serious.business

O carrinho está vazio