Pular conteúdo

Chapéus de Feedback

"Six Thinking Hats" é um livro de Edward de Bono que descreve uma ferramenta para discussão em grupo e pensamento individual envolvendo seis chapéus coloridos. "Seis chapéus pensantes" e a ideia associada "pensamento paralelo" fornecem uma ferramenta para os grupos olharem os conceitos de diferentes ângulos. Como atividade de feedback, os chapéus do pensamento fornecem lentes diferentes para feedback construtivo dos colegas sobre ideias e conceitos. Os membros da equipe apresentam ideias ou trabalhos em andamento para o restante da equipe. Pessoas selecionadas dão feedback aos apresentadores da perspectiva de um dos chapéus do pensamento de de Bono.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Os seis chapéus de Edward De Bono representam diferentes modos de pensar e trabalhar. Neste exercício, os participantes irão usá-los para dar feedback sobre ideias ou trabalhos em andamento.

Você pode encontrar muitas informações detalhadas por meio dos links nas seções de referências, mas resumindo, os 6 chapéus de De Bono representam:

  • Informações e fatos (Branco);
  • Brilho e otimismo (Amarelo);
  • Julgamento e cinismo (Preto);
  • Sentimentos, palpites e intuição (Vermelho);
  • Criatividade e possibilidade (Verde);
  • Processo e controle (Azul).

Outros chapéus que consideramos úteis são:

  • Dinheiro: considerando o potencial do negócio e a possibilidade das ideias;
  • Inovação: considerando a singularidade e utilidade das ideias;
  • Valor: considerando o quão significativas as ideias são para o bem do mundo.

Passo 2

Em um ambiente de workshop, peça aos participantes em equipes ou como indivíduos que apresentem suas ideias ou conceitos uns aos outros.

Antes de cada apresentação, distribua chapéus diferentes (chapéus reais, adesivos ou folhas de papel) para diferentes membros do público, garantindo que sejam relevantes para o conteúdo e o propósito da sessão. Cada usuário de chapéu deve assistir à apresentação através das lentes de seu chapéu.

Quando a apresentação terminar, peça feedback aos que usam o chapéu.


Passo 3

Após cada apresentação, reatribua os chapéus para que diferentes membros do grupo tenham a chance de praticar o feedback de diferentes posições.





Fontes e afins

Original Hyper Island , créditos para Edward de Bono, Six Thinking Hats: An Essential Approach to Business Management.

O carrinho está vazio