Pular conteúdo

Check-In da Montanha Russa

Este divertido exercício cria uma imagem compartilhada e poderosa dos sentimentos no grupo. O check-in é uma forma simples para uma equipe iniciar uma reunião, workshop ou atividade. Ao usar a metáfora de uma montanha-russa, esta versão alternativa apoia os participantes a pensar de forma diferente sobre como se sentem. As pessoas se colocam em pontos diferentes na montanha-russa, explicando seu sentimento dominante no momento.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Posicione o grupo em formato U/ Ferradura em torno de um flipchart / whiteboard. Explique o propósito do check-in, se necessário, que é uma ferramenta importante o grupo descobrir quaisquer medos, preocupações ou necessidades. Explique que este é um método para explorar os sentimentos do grupo inteiro de forma lúdica e visual.

NOTA DO FACILITADOR: Em certos casos, alguns participantes podem escolher não fazer check-in. Certifique-se de que todos tenham a oportunidade de fazer o check-in, mas se alguns membros optarem por não fazê-lo, converse com eles após a sessão para verificar se há algum problema que possam ser abordado.


Passo 2

Desenhe uma linha ondulada em todo o flipchart / quadro branco que se assemelhe a uma montanha-russa básica com loops, altos e baixos.


Passo 3

Explique que cada membro deve se posicionar na montanha-russa escrevendo o seu nome e compartilhar com o grupo o porquê do ponto escolhido e o que sentiu naquele instante. Vamos fazer isso um por um, seja seguindo uma ordem ou ao acaso.


Passo 4

Dê a cada participante o tempo que julgar necessário. Você pode dar desde 5-10 minutos, como pedir apenas 1 palavra.


Passo 5

Quando todos fizerem seu check-in, se houver tempo, veja a montanha-russa como um todo e compartilhe / discuta quaisquer pensamentos que surjam.



Fontes e afins

Original da Hyper Island, crédito: Johanna Olsson How to Start a Meeting, Kristin Cobble, Time Online, 2014.

O carrinho está vazio