Pular conteúdo

Ciclo de apreciação

Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.

Conheça Liderança do Futuro

Um curso online de 6 semanas para transformar o seu jeito de liderar com base em ferramentas e a mentalidade de um líder do futuro.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Introduza o exercício, explicando que este é um método rápido e divertido de dar um feedback positivo. Todos darão comentários a todos os outros no grupo, e os comentários serão positivos: o que eu aprecio por você é ...

Explique que é um processo ligeiramente complicado, mas que, se seguirem as instruções, ele deve funcionar sem problemas.

NOTA DO FACILITADOR: Este é um exercício rápido e divertido, que deixará os participantes animados e energizados. Também é logisticamente mais difícil do que parece. Recomendamos testar falas e conceito de cadeia antes para garantir que você tenha certeza de como funcionará.


Passo 2

Divida o grupo exatamente pela metade e coloque as metades em duas linhas, com cada pessoa voltada para um parceiro na outra linha. Se você tem um número ímpar de pessoas, então uma pessoa deve ficar em uma extremidade sem um parceiro.


Passo 3

Chame uma das linhas de Direita e a outra de esquerda. Explique que as pessoas que pertencem a linha Esquerda terão 30 segundos para dar feedback ao seu parceiro da frente, na linha Direita. Você gritará SWITCH, eles mudarão e o parceiro da linha Direita dará seu feedback ao parceiro da linha Esquerda.

Lembre-se de que eles deveriam começar seus comentários com: O que eu mais aprecio em você é...


Passo 4

Quando ambas as linhas tiverem seus 30s para o feedback, você gritará MOVER. Todos, então, deverão dar um passo à sua esquerda e se posicionar frente a um novo parceiro.

Você deve imaginar que as duas linhas se completam como em uma cadeia. Assim, as pessoas ao final de cada linha devem se mover para a outra linha. Se for feito corretamente, todos terão um parceiro e receberão feedback de todos.

Dependendo do número de pessoas no grupo, pode haver uma pessoa parada sem par em uma das extremidades, ou ambas. Isso sempre acontece, portanto, nesses casos, peça a eles que permaneçam e reflitam por um momento, antes de mudar para seu próximo parceiro.


Passo 5

Quando todos acabaram, junte o grupo para uma breve discussão sobre como eles se sentiram dando e recebendo feedback.

Se, por qualquer motivo alguma pessoa ficar sem receber feedback de alguém, você pode convidá-los a fazer após a sessão.



Fontes e afins

Fonte original desconhecida. Texto da Hyper Island.

O carrinho está vazio