Pular conteúdo

Comece Pequeno

Todo empreendimento criativo pode gerar uma certa quantidade de ansiedade. O primeiro passo é sempre o mais difícil... alguém já não ouviu isso antes? No livro 'Being Creative', Michael Avatar sugere que nos inspiremos na ideia zen budista do 'mente do iniciante', onde tudo está começando. O futurista e escritor Kevin Kelly argumenta que em um mundo de constante evolução tecnológica, nenhum de nós é especialista por muito tempo e, como resultado, uma mentalidade de novato é essencial no mundo de hoje. Então, seja você um fã de tecnologia ou um devoto budista, pode ser bom perceber que você começa; todos os dias, a cada momento. Em uma mente de iniciante, há possibilidade, abertura, curiosidade: todas as qualidades que são úteis para uma exploração da criatividade. Esta atividade simples pode ser usada individualmente ou em grupos para iniciar uma oficina ou projeto ou quando você está sentindo um bloqueio criativo.

Conheça o nosso Desafio Gratuito de Autoliderança

Segundo o guru Peter Drucker, autoliderança é ser "chefe" da nossa própria vida. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, pois demanda inspiração, tomada de decisão e planejamento. Para te dar um empurrãozinho rumo à sua própria jornada de liderança, desenvolvemos, em colaboração com nossa alumni Analiz Buiar, um desafio de 10 dias gratuito.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Pegue uma caneta e papel.


Passo 2

Encontre um espaço tranquilo e respire fundo.


Passo 3

Ao expirar, escreva na página, não de maneira fixa, mas tentando ser descontrolado, fluido. Anote palavras: Adjetivos, cores, sentimentos. Escreva até chegar ao ponto em que você precisa respirar. Concentre-se em algo imediato e pequeno, usando os fatos óbvios do que está perto de você. Michael Avatar diz que pode ser algo tão simples como: A vista de uma janela; Sua sombra; Uma marca em uma parede; As dimensões de uma sala.


Passo 4

Pare e reflita. O que você descobriu? Não se preocupe se não conseguir entender o que escreveu (isso é frequentemente nosso medo; que tenha que ser algo imediato). A coisa mais importante é que você começou!


Passo 5

Parabenize a si mesmo! Este primeiro passo tem sucesso porque o limita a algo pequeno e alcançável ~ a respiração. Não o sobrecarrega com material demais; é eminentemente realizável. Isso é uma parte importante do começo. Às vezes, não temos sucesso porque começamos com uma agenda que é muito vasta, muito enorme. Não tenha medo de começar pequeno!



O carrinho está vazio