Pular conteúdo

Decisão Relâmpago Improvisada

O problema com qualquer coisa que exija pensamento criativo é que é fácil se perder, perder o foco e cair na armadilha de ter discussões inúteis, abertas e não estruturadas. Aqui está uma solução eficaz: Substitua toda discussão aberta e não estruturada por um processo claro.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Pré-tarefa: escolha um facilitador

Selecione alguém da equipe para assumir o papel de facilitador. Eles podem participar do processo, mas devem se concentrar no processo do grupo e controlar o tempo.

Comece com problemas - 7 minutos

A equipe gasta 7 minutos escrevendo todos os desafios, aborrecimentos, erros ou preocupações que aconteceram durante a semana. Isso pode ser qualquer coisa, desde “Não sinto que estamos progredindo” até “Sinto que o projeto X está recebendo mais atenção do que o meu”. Qualquer coisa que pareça um impedimento.


Passo 2

Desafios atuais - 4 minutos por pessoa

O facilitador chama uma pessoa de cada vez para ficar de pé em uma parede/quadro branco para explicar rapidamente cada desafio conforme eles os colam na superfície. Ninguém mais na equipe fala aqui. O facilitador da 4 minutos por pessoa.


Passo 3

Selecione desafios para resolver - 6 minutos

O facilitador dá a cada membro 2 pontos de voto (Dotmocracy) - Todos votam nos desafios que consideram mais valiosos para resolver - sem discussão.

Você pode votar em seus próprios post-its aqui e colocar os dois votos em um mesmo desafio, se se sentir confiante o suficiente para fazê-lo.

Uma vez que os 6 minutos terminam, o facilitador rapidamente pega os problemas votados e pede ao grupo para organizar em ordem de prioridade.

E quanto ao resto dos problemas que não foram votados? … Mais sobre isso mais tarde.


Passo 4

Reformule os desafios como perguntas “Como podemos”(HMW) - 6 minutos

Transforme os desafios em “Como podemos” questionar.

Agora, focando apenas nos desafios votados e priorizados - o facilitador vai orientar o grupo a reescrever cada um como uma questão de HMW, isso os ajudará a criar soluções.

Exemplo: o post-it mais votado: “Não tenho ideia do que está acontecendo no projeto ‘x’.” Como muitas pessoas votaram nele, podemos ver claramente que é um problema que muitas pessoas estão enfrentando. Reformular o post-it em um formato “Como podemos/poderíamos” nos permitir torná-lo solucionável e padronizar a maneira como os desafios são escritos. “Como podemos entender onde estamos no processo do projeto ‘X’?”

O facilitador ajuda o grupo a reescrever rapidamente todos os desafios, certificando-se de que eles ainda sejam priorizados antes de prosseguir.


Passo 5

Produzir Soluções - 7 minutos

Agora, a questão “HMW” mais votada será usada para produzir soluções.

Cada membro da equipe tem 7 minutos para escrever quantas soluções possíveis para o “Como podemos” desafiar sem discussão, nosso objetivo é a Quantidade em vez da Qualidade - Mais tarde podemos fazer a curadoria.

Escreva uma solução, fale em voz alta para o grupo e cole-a “na superfície” (quadro branco, flipchart, cartolina) o mais rápido possível. Falá-lo apoia a inteligência coletiva do grupo, pois ajuda o grupo a desenvolver as ideias uns dos outros. Sem discussão, apenas exponha a ideia, continue ouvindo e escrevendo.


Passo 6

Vote nas soluções - 5 minutos

Cada membro da equipe recebe três pontos para votar nas soluções que eles acham que resolveriam melhor o “HMW”.


Passo 7

Priorizar soluções -30 segundos

O grupo tem 30 segundos para fazer uma lista priorizada de soluções.

Fontes e afins

Adaptação da ferramenta criada por Jonathan Courtney, AJ & Smart Berlin https://ajsmart.com/

O carrinho está vazio