Pular conteúdo

Design Inclusivo

Uma ferramenta que ajuda um designer a avaliar as demandas que um produto/design impõe ao usuário. Essa ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa que esteja criando um produto, design ou serviço, e queira avaliar criticamente sua demanda sobre os usuários.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Existem 5 recursos diferentes nos quais você classifica sua escala de demanda de Baixa a Alta. As diferentes demandas são as seguintes:

Visão: considere o tamanho, forma, contraste, cor e posicionamento dos elementos gráficos e de texto.

Audição: considere o volume, altura, clareza e localização dos sons produzidos pelo produto.

Pensando: considere quanta demanda o produto coloca na memória de um usuário, o quanto ele ajuda o usuário a interpretar sua interface, quanta atenção ele exige e quanta experiência anterior ele assume.

Alcance e Destreza: considere as forças, movimentos e tipos de pegada necessários para o uso do produto. As demandas aumentarão se as tarefas precisarem ser realizadas com as mãos acima da cabeça ou abaixo da cintura.

Mobilidade: considere se o produto exige que o usuário se desloque. Se estiver projetando um ambiente ou serviço, considere pensar se ele fornece recursos adequados para ajudar no equilíbrio e apoiar os auxiliares de mobilidade.


Passo 2

Crie 5 continuidades relacionados ao seu design/produto com um ícone representando cada capacidade, por exemplo:

Visão - Um par de olhos seria uma representação gráfica sensata dessa demanda.

Passe por cada continuidade e coloque os ícones à esquerda ou à direita (ou no meio) - à esquerda indicando que não exige muito da capacidade do usuário e à direita indicando que exige muito do usuário.

Se você não tem certeza de entender qual demanda é necessária de cada recurso, consulte as frases de orientação acima.

Ao terminar cada categoria, percorra todo o design/produto e avalie se sua demanda é muito alta ou não para o usuário, tornando-a exclusiva para um determinado grupo de pessoas ou se não exige muito, tornando acessível para um grupo mais amplo de pessoas.


Passo 3

Para quem é esta ferramenta?

Essa ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa que esteja criando um produto, design ou serviço e queira avaliar criticamente sua demanda sobre os usuários.





Fontes e afins

  • Com curadoria de alunos do Digital Media Creative 2021 da Hyper Island (Grupo de interseccionalidade).
  • Kit de ferramentas de design inclusivo da Universidade de Cambridge

O carrinho está vazio