Pular conteúdo

Expresse sua opinião

Este é um método prático, dinâmico e versátil para grupos explorarem idéias e questões em conjunto. Os participantes respondem a perguntas enquanto caminham ao redor do espaço e se posicionam em uma linha imaginária. Este exercício fornece um ponto de partida para reflexão e discussão, e aproxima as equipes.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Decida o propósito da sessão. Você pode fazer isso sozinha(o) ou junto com o grupo.

Escreva pelo menos cinco questões relacionadas a um mesmo tópico. Os participantes vão se posicionar ao longo de uma linha de acordo com as suas respostas as perguntas. Por exemplo, se o foco é sobre o quão bem o time está trabalhando em conjunto. Você pode perguntar:

  • "O quão bem nos comunicamos como equipe?" 0 não estamos nos comunicando e 10 é uma comunicação perfeita e clara.
  • "Como me sinto em relação ao meu papel na equipe?" 0 é muito negativo. 10 é muito positivo.
  • "Estamos produzindo um trabalho de alta qualidade?" 0 não muito. 10 é sim, absolutamente.

NOTAS DO FACILITADOR: Esta é uma sessão versátil e é útil para a construção de equipes, mas pode ser adaptada a muitos outros propósitos. Por exemplo: explorando valores; confiança em ferramentas digitais; comentários sobre sessões; debatendo questões; etc.


Passo 2

Configure a sala de modo a que haja espaço suficiente para que todos possam ficar ao longo de uma linha imaginária. Explique o conceito de sessão ao grupo, designando um lado da sala como "0" e o outro lado como "10".


Passo 3

Faça a primeira pergunta.

Dando aos participantes alguns segundos para se organizar ao longo da linha.

Peça a eles para discutir sua resposta à pergunta com alguém próximo. Por que eles se colocaram lá? Como eles se sentem em relação à isso? O que precisa mudar?


Passo 4

Agora, dê algum tempo para que todo o grupo escute as pessoas em diferentes pontos da linha. Idealmente, quanto mais tempo você tiver disponível para as pessoas compartilharem, melhor. Mas reserve pelo menos tempo suficiente para uma pessoa de cada extremo e uma pessoa em algum lugar no meio.

Se este passo for transformado em uma discussão, isso é ótimo. O objetivo é fazer com que um grupo fale sobre as coisas de que precisam falar. Dê a eles tanto tempo quanto você tiver.


Passo 5

Repita os passos 3 e 4 até que você tenha usado todas as suas perguntas preparadas, ou o seu tempo tenha terminado.

Antes de fechar a sessão, peça ao grupo para definir e anotar as ações-chave que emergiram da discussão. Eles devem atribuir uma pessoa e um prazo para cada ação.



Fontes e afins

Fonte original desconhecida. Texto da Hyper Island.

O carrinho está vazio