Pular conteúdo

Feedback: Impressão atual mais forte

O feedback regular e eficaz é um dos elementos mais importantes na construção de relacionamentos construtivos e equipes prósperas. A abertura cria confiança, e a confiança cria mais abertura. Os exercícios de feedback visam ajudar o grupo a criar confiança e abertura e para que os indivíduos obtenham autoconsciência e percepção. Os exercícios de feedback devem sempre ser conduzidos com atenção e consciência da dinâmica de grupo. Temos aqui um bom primeiro exercício de feedback que ajuda o participante a tentar dar e receber um tipo de feedback muito básico de forma segura.

Conheça Liderança do Futuro

Um curso online de 6 semanas para transformar o seu jeito de liderar com base em ferramentas e a mentalidade de um líder do futuro.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Trabalhe com um grupo pequeno ou organize um grupo maior em grupos de cerca de 4 a 6 pessoas. Os grupos devem ter pelo menos alguma experiência trabalhando juntos, como base para dar feedback.

Leia mais sobre feedback antes de aplicar este método.


Passo 2

Dê as instruções: "Anote o nome da pessoa a quem você vai se dirigir. Complete as duas frases seguintes para essa pessoa. Use os princípios de feedback eficaz. Escreva o seu nome.”

“Para _____:

  • A minha impressão mais forte de você até agora foi…
  • Uma coisa que tenho curiosidade de saber é...

Assinado, _____ ”

NOTAS DO FACILITADOR: Um feedback adicional pode ser "Que impressão eu acho que deixei em você até agora ...", que é um estímulo para ajudar os participantes a refletir mais profundamente sobre suas percepções do próprio comportamento.


Passo 3

No grupo menor, cada participante completa as frases acima usando um post-it para cada membro no grupo. Uma vez que todos os participantes de um grupo terminaram de escrever, dão o feedback, um por um, verbalmente, entregando o post-it ao destinatário depois.





Fontes e afins

Os princípios de feedback efetivo são inspirados por: Marshall Rosenberg, Comunicação Não Violenta: Uma linguagem para a Vida

O carrinho está vazio