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Funções e responsabilidades

Definir funções e responsabilidades é essencial para mover sua equipe de “storming” para “normal”, ou ajudar as equipes de “desempenho” a voltarem, ou, se manterem no caminho certo. Isso pode ajudá-los a entender melhor o papel de cada um e a aprender quem é responsável pelo o quê. Definir bem as responsabilidades evita confusão e promove uma melhor colaboração. Este método funciona bem com a "Análise de Streakholders" para dar à sua equipe uma imagem clara uns dos outros e das pessoas ao seu redor. Funciona bem online e pessoalmente (exemplo: usando um quadro branco físico ou virtual).

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30-60min

Período de tempo

10-40

Tamanho do grupo

- Pessoalmente: quadro branco ou papel de açougueiro, notas adesivas, marcadores, cronômetro - Se online: use um quadro branco digital (exemplo: mural, Miro ou Jamboard)

Materiais utilizados

Passo 1

Desenhe uma grande mesa em um quadro branco com as seguintes colunas:

  • Responsabilidades da função (o que eu acho);
  • Responsabilidades (o que os outros pensam);
  • Adicione uma coluna para capturar as responsabilidades que não foram atribuídas.

LINK PARA A IMAGEM


Passo 2

Identificar funções (5 min)

Defina quais funções estão na equipe. Por exemplo:
- Líder de equipe;
- Desenvolvedor;
- Designer;
- Facilitador…

Escreva-as na seção “Funções” da tabela que você preparou. Mantenha-os de alto nível se você tiver um desenvolvedor front-end e um desenvolvedor back-end na equipe, basta escrever “desenvolvedor” na tabela. (Você pode ser mais específico posteriormente na sessão, se necessário).

Se possível, faça com que pessoas que compartilham a mesma função se sentem lado a lado.


Passo 3

Esclareça suas próprias responsabilidades (10 min)

Identifique entre 3 a 5 principais coisas pelas quais sua função é responsável. Escreva cada responsabilidade em uma nota adesiva e classifique-as em ordem de prioridade.


Passo 4

Responsabilidades do companheiro de equipe. (5 min)

Para cada uma das outras funções identificadas, escreva de 1 a 2 responsabilidades que você acredita serem suas principais prioridades.

Durante o brainstorming, você pode pensar em responsabilidades que não têm um dono exclusivo, anote-as e coloque-as em destaque quando o grupo discutir no passo 6.


Passo 5

[Opcional] Refinar e consolidar (5 min)

(Execute esta etapa apenas se você tiver 3 ou mais pessoas que compartilham a mesma função.)

Ao mesmo tempo na próxima etapa, discuta com colegas de equipe cujas funções são semelhantes às suas e refine a lista de responsabilidades. Por exemplo, se houver cinco desenvolvedores na sala, eles devem criar uma lista unificada de responsabilidades do desenvolvedor.


Passo 6

Discuta cada função (25 min)

Para cada função, peça ao(s) proprietário(s) da função que descreva o que eles acreditam ser sua atividade e coloque suas notas adesivas na coluna “O que eu acho” em ordem de prioridade. Circule pela sala para descobrir do que os outros acham que se trata o papel e peça-lhes que colem seus post-its na coluna “O que os outros pensam”.

Em seguida, o proprietário da função “Aceita” ou “Educadamente recusa” as responsabilidades identificadas por outros. Se recusarem, devem sugerir qual função deve assumi-la.

Você provavelmente descobrirá responsabilidades sem um proprietário estabelecido. Observe aquelas na seção “Responsabilidades não atribuídas” abaixo da tabela. Onde as responsabilidades se sobrepõem, certifique-se de definir quem é o proprietário principal (em vez de quem é um contribuinte ou auxiliar).


Passo 7

Resuma e identifique as próximas etapas (5 min)

Muito bem, você acabou de criar um atributo para a equipe! Resuma as funções e suas responsabilidades para ter certeza de que todos estão de acordo.

Em seguida, encontre um proprietário para documentá-lo, bem como alguém para descobrir como você preencherá as lacunas de habilidade que você identificou.

Métodos de apoio: Matriz Quem/O quê/Quando. Análise de Streakholders.

Fontes e afins

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