Pular conteúdo

Hábito de Reflexão

Esta é uma ferramenta simples para ajudá-lo a criar um hábito que realmente gruda! É uma técnica apoiada por pesquisas que funciona muito bem e é chamada de “Reflexão de Hábito”. É poderoso porque é personalizado para sua história e experiências pessoais. Reflexão de Hábito é tudo sobre como usar as lições do seu passado no presente.

Conheça o nosso Desafio Gratuito de Autoliderança

Segundo o guru Peter Drucker, autoliderança é ser "chefe" da nossa própria vida. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, pois demanda inspiração, tomada de decisão e planejamento. Para te dar um empurrãozinho rumo à sua própria jornada de liderança, desenvolvemos, em colaboração com nossa alumni Analiz Buiar, um desafio de 10 dias gratuito.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

A Reflexão de Hábitos consiste em pensar sobre o que foi útil ao formar hábitos no passado e, em seguida, aplicar essas lições ao seu novo hábito.

Exemplos:

  • Alimentação Saudável/Cozinhar Saudável
  • Aprender algo novo, prática consistente
  • Aumente a ingestão diária de água
  • Exercício diário
  • Leitura consistente (defina sua meta diária/semanal)
  • Algo mais?

Passo 2

Descreva o mais concretamente possível o que envolve realizar seu hábito.

Exemplos: Se o seu hábito é praticar uma habilidade, seu objetivo pode ser “Vou ler pelo menos 10 minutos por dia” ou “Vou passar 15 minutos todas as manhãs praticando francês”.


Passo 3

Pensando no mês passado, com que frequência você realiza esse hábito? (ou algo muito semelhante a ele)


Passo 4

Que tipo de critério você usará para determinar se completou seu hábito todos os dias?

Exemplos:

  • Por quantos minutos fiz o hábito (por exemplo, 10 minutos de leitura).
  • Quantas vezes fiz o comportamento ou quantas unidades completei (por exemplo, fazer 25 flexões ou beber 7 copos de água todos os dias).
  • Se eu atingi um marco pessoal (por exemplo, aparecer na aula de ginástica). Se eu realizei algo até sua conclusão natural (por exemplo, retirar a reciclagem antes do trabalho).

Passo 5

Quantas vezes por dia você planeja realizar seu hábito, ou quantas repetições dele você espera completar?


Passo 6

Quando você planeja realizar seu hábito?

Existem três tipos diferentes de planos que você pode ter para quando realizar seu hábito.

Anexar a um hábito existente: Algumas pessoas acham mais eficaz anexar seu novo hábito à conclusão de um hábito pré-existente. Por exemplo, você pode decidir fazer seu novo hábito logo após terminar de escovar os dentes todas as noites ou logo após terminar o chá da manhã. Esta é uma técnica poderosa porque uma vez que você tenha um único hábito, você pode aproveitá-lo para construir outros hábitos com mais facilidade!

Quando ocorre um gatilho: em outras situações, pode ser mais fácil realizar seu hábito após ocorrer um gatilho consistente em seu ambiente. Por exemplo, você pode querer começar com seu hábito assim que o despertador tocar pela manhã, ou assim que você chegar em casa do trabalho todos os dias, ou sempre que perceber que está ficando irritado com alguma coisa.

Em um horário consistente: Em alguns casos, pode ser mais fácil planejar realizar seu hábito no mesmo horário todos os dias. Por exemplo, você pode praticar seu hábito todos os dias às 8h.


Passo 7

Em uma escala de 1 a 10, quão motivado você se sente para praticar seu hábito todos os dias durante a próxima semana?

Fontes e afins

O carrinho está vazio