Pular conteúdo

Ideação de desenho da maçã

O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Divida os participantes em grupos de 4 a 6. Entregue a cada grupo, uma folha de flip chart já dividida em 6 linhas e 5 colunas, formando 30 quadrados.


Passo 2

Explique o exercício para o grupo. Fale que é um exercício simples, que vai ajudá-los a entender alguns princípios de criação e geração de ideias, além de introduzir uma mentalidade de divergent thinking (criação de ideias através da exploração de várias soluções possíveis).

Explique que é um exercício divertido! Eles irão trabalhar em silêncio por 10 a 15 minutos para desenhar a maior quantidade de maçãs que eles conseguirem.


Passo 3

Distribua as canetas, de preferência de cores variadas, para cada grupo. Os grupos terão de 10 a 15 minutos para preencher todos os quadrados. Peça que comecem do primeiro quadrado no canto esquerdo. Cada participante deve desenhar uma maçã e dar lugar para o próximo da fila.

Lembre-os que não é permitido desenhar uma maçã igual a outra que já foi desenhada antes. O exercício deve ser feito em silêncio. Coloque uma música relaxante enquanto os grupos desenham.


Passo 4

Encerre o exercício quando todos os grupos tiverem preenchido a folha ou acabar o tempo.


Passo 5

Peça para os grupos discutirem por 2 a 3 minutos o que eles aprenderam e quais foram seus insights sobre o exercício. Algumas perguntas para reflexão que você pode fazer para ajudá-los nesse processo: como foi fazer esse exercício? O que você pode aprender sobre criatividade? Que conclusões vocês podem chegar após realizar o exercício?


Passo 6

Junte todos em um único grupo em um meio círculo, de frente para as folhas com os desenhos da maçã.

Faça as mesmas perguntas do quinto passo e comente as respostas. Não se esqueça de apontar as semelhanças entre os desenhos dos grupos. Durante a discussão do grupo, foque nesse seguintes pontos: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais.

NOTAS DO FACILITADOR: Se quiser, escreva os principais aprendizados em uma folha flip chart e a deixe em um lugar visível. Esse exercício é sobre o valor do divergent thinking. Você pode fazer o mesmo exercício com outros temas além da maçã, como: desenhe 30 logos, escreva 30 slogans, desenhe 30 carros, etc.


O carrinho está vazio