Pular conteúdo

Investigação Apreciativa: Causas da Raiz do Sucesso

O que tornou o sucesso possível? Em menos de uma hora, um grupo de qualquer tamanho pode gerar a lista de condições essenciais para seu sucesso. Você pode liberar impulso espontâneo e percepções para mudanças positivas de dentro da organização à medida que histórias de sucesso “ocultas” são reveladas. O movimento positivo é desencadeado pela busca pelo que funciona agora e pela descoberta das causas básicas que tornam o sucesso possível.

Conheça Liderança do Futuro

Um curso online de 6 semanas para transformar o seu jeito de liderar com base em ferramentas e a mentalidade de um líder do futuro.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Descreva a visão geral do processo e, a seguir, especifique um tema ou que tipo de história os participantes devem contar.

3 minutos


Passo 2

Convite Estruturante

Pergunte: “Conte uma história sobre uma época em que você trabalhou em um desafio com outras pessoas e tem orgulho do que realizou. Qual é a história e o que tornou o sucesso possível? Forme pares de preferência com alguém que você não conhece bem.”

NOTAS DO FACILITADOR: Objetivo: descobrir e construir sobre as causas raízes do sucesso.


Passo 3

Em pares, os participantes se revezam conduzindo uma entrevista e contando uma história de sucesso, prestando atenção ao que tornou o sucesso possível.

7–10 minutos cada; 15-20 minutos no total


Passo 4

Em grupos de 4, cada pessoa reconta a história de seu parceiro. Peça aos participantes para ouvirem os padrões nas condições/recursos que apoiam o sucesso e para anotá-los.

15 minutos para grupos de 4 pessoas


Passo 5

Colete ideias e padrões para todo o grupo ver em um flip chart. Resuma, se necessário.

10-15 minutos


Passo 6

Pergunte: “Como estamos investindo nos ativos e condições que promovem o sucesso?” e “Que oportunidades você vê para fazer mais?” Você pode usar o 1-2-4-TODOS! para discutir as questões.

10 minutos

NOTAS DO FACILITADOR: Escolhemos um escopo estreito de Investigação Apreciativa relacionada a Descobrir e Construir sobre as Causas Raiz do Sucesso. Para saber mais sobre a I.A. visite http://appreciativeinquiry.case.edu/


Fontes e afins

Fonte original desconhecida.

O carrinho está vazio