Pular conteúdo

Isso e Aquilo

A criatividade está em conectar coisas. Se você deseja exercitar sua mente criativa com um conceito simples de combinação, não procure mais. Quanto mais você fizer isso, melhor se tornará em uma das habilidades fundamentais que levam a novas ideias, a combinação de elementos. Encontramos uma ferramenta online simples de Dave Birss que ajuda a definir objetos aleatórios que podem servir de base para sua combinação criativa.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Acesse a ferramenta "Isso e Aquilo" no site de Dave Birss para uma ferramenta de combinação automatizada.


Passo 2

O site imediatamente fornece dois objetos familiares. Sua tarefa é criar pelo menos três ideias diferentes combinando esses objetos. Preferencialmente algo que você nunca tenha visto antes.


Passo 3

Você pode achar mais fácil desenhar algumas de suas ideias do que explicá-las em palavras. Faça o que funcionar melhor para você.


Passo 4

Depois de criar pelo menos três ideias a partir das sugestões dadas, clique no botão 'Ir Novamente' para obter novas sugestões. Faça este exercício algumas vezes e veja se há ideias úteis que você gostaria de desenvolver.


Passo 5

Se você estiver trabalhando com uma equipe, a atividade pode levar a uma rodada de compartilhamento de ideias. Uma maneira interessante de animar o compartilhamento de ideias é pedir aos participantes que escolham suas melhores e piores ideias. Ao apresentar ao grupo, eles não devem dizer qual, em sua opinião, foi a melhor e pior ideia. Isso pode ajudá-los a explorar as ideias que às vezes descartamos como ruins ou loucas - e essas podem ser ideias que outros veem potencial para desenvolver ainda mais.


Passo 6

Encerrando com Reflexão Recomendamos encerrar a atividade com uma atividade simples de reflexão na qual todos os participantes possam refletir sobre suas percepções sobre como se sentiram ao realizar a atividade e que insights surgiram em relação à criatividade e ao processo criativo.


Fontes e afins

O carrinho está vazio