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Mapeamento da Cultura Organizacional

Avalie, mapeie e transforme a cultura organizacional por meio de uma reflexão profunda. Como líder ou gerente em uma grande organização, você provavelmente tem uma noção da cultura e dos desafios pessoais que enfrenta, mas, ao mesmo tempo, também deve gerenciar não apenas os níveis inferiores, mas também os superiores e gerais da organização. O Mapeamento de cultura fornece as informações inteligentes de que você precisa para fazer um caso de intervenção de negócios, suporte executivo e o orçamento que você precisará para minimizar o risco e maximizar as chances de sucesso de sua iniciativa de mudança.

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Saiba Mais

30-60min

Período de tempo

2-10

Tamanho do grupo

Impressão grande de um Mapa de Cultura (ou desenhar em flipcharts), post-its + marcadores

Materiais utilizados

Passo 1

Como jogar

Existem vários jogos e variações que você pode jogar com o Mapa de Cultura. Aqui, descrevemos o jogo mais básico, que é o mapeamento da cultura existente em uma organização.

Antes de começar a mapear, analise com o grupo as seções do Mapa de Cultura. Um jardim desempenha uma analogia útil:

Os resultados em sua cultura são os frutos. Essas são as coisas que você deseja que sua cultura alcance ou o que você deseja “colher” de seu jardim.

Os comportamentos são o coração da sua cultura. São as ações positivas ou negativas que as pessoas realizam todos os dias que resultarão em uma colheita boa ou ruim.

Os facilitadores e bloqueadores são os elementos que permitem que seu jardim floresça ou fracasse. Por exemplo, ervas daninhas, pragas, mau tempo ou falta de conhecimento podem estar atrapalhando seu jardim. Onde, como fertilizante, experiência em jardinagem de safras específicas ou boas terras podem estar ajudando seu jardim a crescer.

Link para o Mapa da Cultura


Passo 2

Comece com o comportamento

Tende a ser o mais fácil de discutir. Estas são as coisas que vemos todos os dias, as coisas sobre as quais falamos quando perguntamos a alguém se “Quer tomar um café?”. Use as perguntas do guia para sugerir ideias.

Escreva um único comportamento em uma nota adesiva e coloque-o no mapa. Antes de passar para a próxima etapa, agrupe comportamentos semelhantes e remova as duplicatas.

Recomendação: Seja o mais específico possível, use histórias para obter detalhes e especificidade, evite a tendência de ser genérico ao descrever esses comportamentos.
Pergunte aos jogadores: “Como você descreveria esse comportamento como uma cena de um filme?”


Passo 3

Mover para resultados

Analise comportamento por comportamento e use as perguntas do guia para gerar ideias, sendo a mais importante: O que acontece com a empresa por causa dos comportamentos?

Escreva um único resultado em uma nota adesiva e coloque-o no mapa próximo ao comportamento relacionado. Use um marcador para traçar uma linha entre um comportamento e seu resultado direto.


Passo 4

Mover para Facilitadores e Bloqueadores

Analise comportamento por comportamento e use as perguntas do guia para gerar ideias.

Ativadores e bloqueadores descrevem por que nos comportamos da maneira que agimos: uma lista de incentivos organizacionais. Escreva um único ativador ou bloqueador em um post-it e coloque-o próximo ao comportamento relacionado. Use um marcador para traçar uma linha entre um ativador ou bloqueador e seu comportamento resultante.


Passo 5

Reflexão

Depois de dar uma passada em cada seção, examine o mapa e discuta com o grupo.

  • Os relacionamentos fazem sentido?
  • Os comportamentos são tão detalhados quanto poderiam ser?
  • A sua discussão despertou algum outro pensamento? Em caso afirmativo, adicione-os ao mapa.

Recomendação: mantenha os relacionamentos o mais diretos possível. Por exemplo, um comportamento deve ter apenas um resultado e um ativador ou bloqueador. É provável que isso não aconteça sem discussão, edição e refinamento. Para maior clareza e comunicação, mantenha os relacionamentos o mais simples possível. Veja o exemplo no link.

Link para o Mapa de Cultura preenchido



Fontes e afins

  • The Culture Map was developed by Dave Gray and Strategyzer AG
  • Source: Gamestorming

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