Pular conteúdo

Mapeamento do Futuro

O propósito desse exercício é criar uma visão compartilhada das tendências em um passado recente, no presente e no futuro. No workshop, os participantes mapeiam tendências chaves do último ano, ano atual e dos próximos 3 anos. Após esse processo, eles revisam esse mapeamento, identificam padrões e debatem sobre a relevância das diferentes tendências. É um workshop útil para auxiliar na discussão e debate sobre temas como: sociedade, tecnologia, política, etc.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

30-60min

Período de tempo

2-40+

Tamanho do grupo

Canetas coloridas, post-its coloridos, papel A4 e fita crepe.

Materiais utilizados

Passo 1

Antes de começar o workshop, certifique-se que há espaço nas paredes da sala para, posteriormente, colar os post-its. Faça 3 divisões, do mesmo tamanho, na parede (use a fita crepe para demarcar as divisões).

Com uma caneta de ponta grossa, escreva em 3 folhas de papel: "ano passado", "este ano", e os três próximos anos (ex:" 2025, 2026, 2027") - um em cada folha.

Cole uma folha em cada divisão na parede, em ordem cronológica.

NOTAS DO FACILITADOR: Como esse workshop tem uma dinâmica mais rápida e muitas vezes há mais barulho (devido a quantidade de pessoas falando ao mesmo tempo), participantes mais introvertidos podem ficar longe da parede, especialmente se o grupo é grande. Caso você identifique essa situação, incentive todos a participar.


Passo 2

Dê a cada um dos participantes uma caneta e post-its.

Organize o grupo em um meio círculo, de frente para a parede com as divisórias.

Explique o propósito do workshop e passe as seguintes instruções:

Nós iremos, como grupo, criar uma visão de futuro, usando como base o passado e o presente.

Individualmente , você irá escrever uma "coisa" significante (tendência, tecnologia, movimento político, mudança de comportamento, inovação médica, etc.) em um post-it: uma "coisa" por post-it.

Depois, você deve colar o seu post-it na parede. Ao colar na parede, você deve falar em voz alta, de modo que o resto do grupo escute.

Não há necessidade de esperar pela sua vez para colar o post-it. Assim que tiver escrito um, vá até a parede e cole.

Nosso objetivo é preencher toda essa parede nos próximos 15 minutos.

NOTAS DO FACILITADOR: O foco dessa atividade também pode ser direcionado para um tema específico, por exemplo, focar apenas em tendências ligadas à tecnologia, ou tendências ligadas à moda.


Passo 3

Comece com "coisas" relacionadas ao último ano. Dê 5 minutos para que os participantes preencham com post-its toda essa parte da parede. Em seguida, vá para o ano atual e depois para os próximos anos no futuro.

Auxilie o grupo a continuar colando os post-its na parede e incentive todos a participar. Se sentir que o rimo está diminuindo, faça perguntas ou dê sugestões para inspirar o grupo.


Passo 4

Quando acabar o tempo, mantenha o grupo de frente parede. Peça que eles olhem os post-its em todas as sessões e tentem identificar padrões e temas comuns em cada um dos anos. Se você tiver tempo, crie subgrupos para agrupar tendências em cada ano e peça que preparem um resumo das tendências chave.


Passo 5

Faça uma reflexão com o grupo. Algumas questões que você pode levantar são:

  • O que foi esse exercício?
  • O que eu aprendi?
  • Como eu me sinto a respeito do passado, presente e futuro?
  • O que isso significa para a organização que eu trabalho? Na minha área de atuação? No meu trabalho?

Incentive os participantes a responder a partir da própria perspectiva, falando "EU" e não "NÓS".


Passo 6

Encerre o workshop compartilhando alguns temas que você ouviu durante a discussão.

Pergunte para o grupo como eles gostariam de preservar esses pensamentos e aprendizados para usar no futuro.


Fontes e afins

Original da Hyper Island. Crédito: Mikael Ahlström.

O carrinho está vazio