Pular conteúdo

Matriz "How-Now-Wow"

Este jogo segue naturalmente a fase de geração de ideias criativas e ajuda os jogadores a selecionar ideias para desenvolver ainda mais. Quando as pessoas desejam desenvolver novas ideias, na maioria das vezes pensam fora da caixa na fase de brainstorming ou na fase divergente. No entanto, quando se trata de convergência, as pessoas geralmente acabam pegando ideias que lhes são mais familiares. Isso é chamado de "paradoxo criativo" ou "creadox". A matriz "How-Now-Wow" é uma ferramenta de seleção de ideias que quebra o "creadox", forçando as pessoas a pesar cada ideia em 2 parâmetros.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Preparação

Desenhe uma matriz 2 por 2 conforme ilustrado. O eixo X denota a originalidade da ideia e o eixo Y mostra a facilidade de implementação.

Rotule os quadrantes como:

Now (Agora) / Ideias Azuis - Ideias normais, fáceis de implementar. Normalmente, trata-se de frutas e soluções que estão ao alcance da mão para preencher as lacunas existentes nos processos. Isso normalmente resulta em benefícios incrementais.

How (Como) / Ideias Amarelas - Ideias originais, impossíveis de implementar. Essas são ideias inovadoras em termos de impacto, mas absolutamente impossíveis de implementar no momento, dadas as atuais restrições de tecnologia/orçamento.

Wow / Ideias Verdes - Ideias originais, fáceis de implementar. Ideias ‘Uau’ são aquelas com potencial para mudança de órbita e possíveis de implementar dentro da realidade atual.


Passo 2

Fluxo

Liste as ideias que emergem da fase de ideação criativa em grandes quadros de papel presos pela sala.

Dê a cada jogador 3 pontos adesivos de cada cor - ou seja, 3 azuis, 3 amarelos, 3 verdes. 9 pontos por pessoa é normal, mas vá em frente e reduza/aumente esse número com base no tempo disponível e no número de ideias geradas.

Peça a cada jogador que dê um passo à frente e vote nas 3 melhores ideias em cada categoria. Eles precisam fazer isso colando um ponto colorido na frente de cada ideia que escolherem.

No final, conte o número de pontos sob cada ideia para categorizá-la. O maior número de pontos de uma determinada cor categoriza a ideia sob aquela cor.

No caso de empate:

  • Se pontos azuis = pontos verdes, a ideia é azul.
  • Se pontos amarelos = pontos verdes, a ideia é verde.
  • Agora você tem um balde de ideias “Now”/Verde para trabalhar mais.
  • Certifique-se de coletar também as ideias azuis pendentes para implementação imediata e as ideias amarelas para ficar de olho no futuro.

NOTAS DO FACILITADOR: Verifique os pontos amarelos com antecedência para garantir que eles possam ser vistos à distância (ponta use laranja ou dourado). Caso contrário, vá em frente e substitua-os. Para sua informação, na matriz original, as ideias “WOW” são vermelhas.






Fontes e afins

A matriz “How-Wow-Now” foi adaptada do trabalho realizado pelo The Center for Development of Creative Thinking (COCD). As informações sobre a matriz COCD foram publicadas no livro “Creativity Today” de autoria de Ramon Vullings, Igor Byttebier e Godelieve Spaas.

Fonte: Gamestorming

O carrinho está vazio