Pular conteúdo

Meu Pacto Diário

Este é um exercício solo para ajudá-lo a começar o dia com um pacto (P.A.C.T.) para criar mais intenção, gratidão, alegria e transformação em sua vida. O bem-estar é algo sobre o qual ouvimos cada vez mais - especialmente em um mundo de trabalho cada vez mais remoto e híbrido. O que é? E como você o promove? O bem-estar aparece em muitas culturas de forma diferente, onde os valores e visões para certas coisas e estilos de vida variam. Dito isso, descobrimos que usar reflexão, conectar-se com nosso propósito e valores, emoções do dia-a-dia e desenvolver nossa autoconsciência - isso trabalhando com uma ferramenta como "My Daily P.A.C.T." pode ser o suporte adicional de que precisamos para garantir que permaneçamos energizados, positivos e que contribuamos com nossa organização e em qualquer lugar que seja importante.

Conheça o nosso Desafio Gratuito de Autoliderança

Segundo o guru Peter Drucker, autoliderança é ser "chefe" da nossa própria vida. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, pois demanda inspiração, tomada de decisão e planejamento. Para te dar um empurrãozinho rumo à sua própria jornada de liderança, desenvolvemos, em colaboração com nossa alumni Analiz Buiar, um desafio de 10 dias gratuito.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

P: Recuperando seu poder

Cada vez que você é acionado ao longo do dia (ou seja, perde a paciência, explode de raiva, sofre vergonha, sente-se culpado por uma ação), seu Eu superior está sinalizando para você explorar mais.

Por trás de cada emoção, existe uma crença subjacente que o influencia. Sua resposta emocional a qualquer situação está diretamente ligada a algo em que você acredita. (ou seja, “Nunca há espaço para erros” ou “Se você quiser que algo seja bem feito, faça você mesmo.”)

Às vezes, as crenças nos mantêm presos em um espaço emocional que não serve ao nosso bem mais elevado. Porquê? Porque nossas emoções carregam energia que atua como um ímã. A energia que você incorpora atrai tipos semelhantes de energia. Você pode ligar a energia descrita aqui com a ideia de uma profecia autorrealizável um termo sociológico usado para descrever uma previsão que se torna verdadeira.

Por exemplo, uma pessoa que está com raiva o tempo todo continuará a atrair situações que perpetuam a raiva.

Entende?

Embora seja natural que os humanos experimentem todo o espectro de emoções, é do nosso interesse elevar nosso lar emocional a níveis de coragem, boa vontade, amor e alegria. Quando somos acionados e respondemos negativamente, é hora de mergulhar no sentimento para entender a que você REALMENTE está respondendo.

Ao fazer isso, você descobrirá a crença que está por trás da emoção. Em seguida, você pode escolher se deseja escrever uma nova crença que o atenda melhor. Reescrever crenças eleva seu estado emocional e aumenta seu poder energético.

Nesse “estado energético superior”, você provavelmente atrairá experiências mais felizes e abundantes.

Em seu diário, responda a estas perguntas para recuperar seu poder:

  • O que me desencadeou hoje?
  • Como eu respondi?
  • Por que respondi dessa maneira? (continue perguntando “por que” até descobrir o verdadeiro motivo. Isso revelará uma crença pessoal.)
  • Como essa crença me impactou?
  • Posso reescrever a crença para me servir melhor?

Você vê um padrão que mais o desencadeia?

  • Imagine a nova crença em ação.
  • Sinta o impacto de seu poder.

Passo 2

R: Aprecie cada experiência

É importante saborear os momentos que trazem alegria e elevam seu espírito. É igualmente importante valorizar os momentos que apresentam algo difícil.

A apreciação (também conhecida como gratidão) aumenta a energia emocional. Praticar a apreciação regularmente condiciona sua essência a residir em um lar emocional mais poderoso. Seu ambiente começará a espelhar essa mudança.

Em seu diário, responda a estas perguntas para ajudar a sentir apreciação todos os dias:

  • O que posso saborear a partir de hoje? (algo tão pequeno quanto 5 minutos do sol ou algo tão grande quanto receber um reembolso pelo correio)
  • Por que você saboreou aquele momento? Como você se sentiu?
  • O que me desafiou hoje?
  • Por que foi um desafio?
  • Existe uma oportunidade de recuperar meu poder com isso?
  • O que eu aprendi?

Passo 3

C: Escolha um sim de corpo inteiro hoje Um sim de corpo inteiro é semelhante a “todo o meu ser diz sim a alguma coisa” - portanto, não duvide, siga em frente!

Há uma frase famosa de Anne Dillard que afirma:

“Como passamos nossos dias é como passamos nossas vidas.”

Se você deseja ter uma vida feliz, é melhor começar a adicionar alegria a cada dia. Começar cada dia com a intenção de fazer algo que faça seu coração sorrir aumentará a probabilidade de você cumpri-lo.

Em seu diário, responda a estas perguntas para criar intenções de alegria:

  • O que é uma coisa que parece um “sim” de corpo inteiro e que iluminará meu coração? (isso pode ser tão pequeno quanto 5 minutos de atenção plena ou tão grande quanto jantar com um amigo)
  • O que posso remover que parece um “não” de corpo inteiro para abrir espaço para isso?
  • Eu fiz isso?
  • Se sim, como se sente?
  • Se não, o que atrapalhou?

Passo 4

T: Observe o que está transformando

Aprendemos tanto na quietude e no silêncio e, ainda assim, continuamos a enfiar tanto em nosso tempo que mal podemos respirar.

Quando você reflete sobre os acontecimentos do dia, notará que as sincronicidades começam a ocorrer. À medida que esses pequenos eventos continuam a se desenrolar, você encontrará evidências de mudança. Quando isso acontece, você começa a confiar no poder que reside dentro do universo e em você.

Em seu diário, responda a estas perguntas:

  • O que eu manifesto (gero/crio) para mim hoje?
  • Eu percebi uma mudança em mim, seja meu humor, minhas emoções, minha energia?
  • Que ideias ou motivações desenvolvi?
  • Percebo alguma mudança em algum dos meus relacionamentos?
  • O que mais está mudando?

Passo 5

Aproveite se explorar ainda mais!

E lembre-se, viver um dia intencional acabará por levar a uma vida intencional.



Fontes e afins

Alyson DeMaso - fundadora,Raising Beauty

O carrinho está vazio