Pular conteúdo

Os 5 porquês

Este método é útil para chegar ao núcleo de um problema ou desafio. Como o título sugere, o grupo define problemas, então faz a pergunta "por que" cinco vezes, muitas vezes utilizando a explicação resultante como ponto de partida para a resolução criativa de problemas.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Trabalhe como um grupo para criar uma declaração de problema. Isso ajuda a unir o grupo para que ele se concentre no desafio específico. A declaração do problema deve ser uma declaração única, formulada de forma tão concisa quanto possível. Escreva-a no topo do papel / quadro branco / flipchart.

Por exemplo: "Estamos gastando muito dinheiro em nosso escritório alemão" / "os clientes estão insatisfeitos com a qualidade do nosso produto mais recente".


Passo 2

Pergunte ao grupo: por que temos esse problema? Discuta a resposta. Tente incluí-la em outra declaração de problema concisa.


Passo 3

Pergunte novamente ao grupo: por que temos esse problema? Novamente, discuta a resposta e transforme-a em uma nova declaração de problema.


Passo 4

Se o grupo sentir que identificou a causa raiz do problema, então você pode parar de perguntar por que. Caso contrário, continue o ciclo.


Passo 5

Depois de ter sua declaração de problema raiz, pergunte ao grupo como eles gostariam de resolver problema. Você poderia usar um dos métodos de geração de ideias do Kit de Ferramentas para começar a criar novas idéias para resolver o problema.



O carrinho está vazio