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Participantes difíceis

Você já teve que lidar com participantes difíceis? Esta é uma atividade de compartilhamento estruturado que nos permite explorar técnicas para lidar com participantes que interrompem sessões interativas. Pode ser opressor lidar com participantes difíceis durante uma reunião. Uma sessão prática e útil para facilitadores, treinadores, professores, coaches - qualquer pessoa que esteja liderando um encontro interativo de pessoas.

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Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Visão geral

Os participantes fazem um brainstorming das diretrizes para lidar com comportamentos perturbadores, registram as diretrizes em um cartão e colocam o cartão dentro do envelope.

As equipes giram os envelopes e geram cartões de orientação para lidar com outros tipos de participantes perturbadores. Durante a rodada de avaliação, os membros da equipe revisam os cartões de diretrizes gerados por outras equipes e identificam as cinco principais sugestões.

Objetivo Lidar com diferentes tipos de comportamentos perturbadores de pessoas que participam de um exercício interativo.

Passo 1: Instrua os participantes Peça aos participantes para pensarem sobre sessões/workshops interativos que eles conduziram ou participaram. Peça-lhes que lembrem os diferentes tipos de participantes que interromperam a atividade. Diga aos participantes que eles farão um brainstorming sobre como lidar com diferentes tipos de participantes perturbadores.


Passo 2

Organize os participantes

Divida os participantes em quatro equipes de menos de sete membros. As equipes devem ter aproximadamente o mesmo tamanho. Coloque as equipes em forma de círculo para facilitar a troca de envelopes.


Passo 3

Distribuir os suprimentos

Dê um “envelope de participante perturbador” para cada equipe. Também dê a cada equipe três pedaços de papel em branco (ou ficha).


Passo 4

Conduzir a primeira rodada

Peça aos membros da equipe para discutir as diretrizes para lidar com os comportamentos perturbadores associados ao tipo de participante identificado no envelope que eles receberam. Diga-lhes para escreverem essas diretrizes em frases curtas em um papel ou cartão. Anuncie um limite de tempo de 3 minutos para esta atividade e incentive as equipes a trabalharem rapidamente. Explique que os cartões de orientação das equipes serão avaliados por todo o grupo - em termos de número e qualidade das sugestões.


Passo 5

Conclua a primeira rodada

Após 3 minutos, ligue o tempo. Explique que cada equipe deve colocar seu cartão de orientação (papel ou cartão de índice com sugestões para lidar com participantes perturbadores) dentro do envelope e passar o envelope, sem lacre, para a próxima equipe. Peça às equipes que não abram o envelope que receberam.


Passo 6

Conduzir a segunda rodada

Peça às equipes que pensem sobre o tipo de participantes perturbadores etiquetados no envelope que receberam, mas não olhem para as orientações no cartão dentro. Diga às equipes para repetir o procedimento anterior e listar (em um novo cartão de orientação) sugestões práticas para lidar com comportamentos perturbadores desse tipo de participantes. Após 3 minutos, marque o tempo e peça às equipes que coloquem o cartão de orientação dentro do envelope e o passem para a próxima equipe.


Passo 7

Conduza a terceira rodada

Conduza mais uma rodada do jogo, usando o mesmo procedimento.

Fontes e afins

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