Pular conteúdo

Passeio Criativo

A conexão entre caminhar e aprimorar a criatividade tem uma longa história. O filósofo Friedrich Nietzsche (1889) escreveu: "Todos os pensamentos verdadeiramente grandiosos são concebidos ao caminhar". Novas pesquisas corroboraram o que muitos pensavam há séculos, quantificando o efeito do caminhar no pensamento humano. Pesquisadores de Stanford descobriram recentemente que caminhar ao ar livre levou a quase três vezes mais ideias criativas do que ficar sentado em ambientes fechados. Essa atividade simples pode ser usada individualmente ou em grupos para iniciar uma oficina ou projeto, ou quando você sentir um bloqueio criativo.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Imprima o dado de direções, ou se você não puder imprimi-lo, crie o seu próprio copiando o design. Cole ou fixe as partes juntas. NOTAS DO FACILITADOR: Você pode usar dados regulares da seguinte forma: 1 = caminhe para frente em linha reta, 2 = vire à esquerda, 3 = vire à direita, 4 = vá para frente diagonalmente à esquerda, 5 = vá para frente diagonalmente à direita, 6 = caminhe para frente em linha reta.


Passo 2

Você vai dar um passeio usando o dado de direções. Mesmo que você não tenha muito espaço para caminhar, pode fazê-lo com a ideia de ver seu ambiente atual com novos olhos.


Passo 3

Role o dado para dizer em qual direção seguir. O que você pode ver que não tinha notado antes? Passeie pelo seu ambiente atual procurando por algo que você não tinha notado antes.


Passo 4

Faça uma lista de suas observações. Escreva, fotografe ou desenhe o que você vê durante o seu passeio.


Passo 5

Se estiver realizando a atividade em grupo, convide todos os participantes a compartilharem suas observações ao realizar a atividade.


Passo 6

Reflexão: Dedique um tempo para refletir sobre o que surgiu. Ideias de reflexão podem incluir o seguinte (e crie as suas próprias): O que você vê? O que você sente? O que está surgindo? O que precisamos parar de fazer? O que precisamos começar a fazer? Até quando? O que mais?


Fontes e afins

Keri Smith, How to be an Explorer of the World

The Data on Walking, Thinking, Creativity, and Ideation | Visualized Health Keri Smith é uma artista conceitual canadense e autora de vários livros e aplicativos best-sellers sobre criatividade. Isso inclui uma série de atividades que nos incentivam a explorar nossos ambientes imediatos com novos olhos. Além de escrever um livro intitulado The Wander Society, no qual ela demonstra como a peregrinação alimenta a mente criativa, “How to be an Explorer of the World” é um maravilhoso compêndio de 59 ideias sobre como se libertar criativamente ao se envolver com objetos do cotidiano. e seu entorno de maneiras novas.

O carrinho está vazio