Pular conteúdo

Pensamento Sistêmico: O Modelo do Iceberg

O pensamento sistêmico é uma maneira de abordar problemas que pergunta como vários elementos dentro de um sistema - que pode ser um ecossistema, uma organização ou algo mais disperso, como uma cadeia de suprimentos - influenciam uns aos outros. Em vez de reagir a problemas individuais que surgem, um pensador de sistemas perguntará sobre relacionamentos com outras atividades dentro do sistema, procurará padrões ao longo do tempo e buscará causas raiz.

Leve o curso Human Centric Innovation para sua empresa

Um curso interativo de 6 módulos que fornecerá as ferramentas essenciais para você e sua equipe entenderem a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovarem em seu negócio.

Saiba Mais

30-120min

Período de tempo

2-40+

Tamanho do grupo

Caneta e papel ou dispositivo digital para capturar suas anotações.

Materiais utilizados

Passo 1

Introdução

Um modelo de pensamento sistêmico que é útil para entender questões globais e locais é o modelo do iceberg. Sabemos que um iceberg tem apenas 10 por cento de sua massa total acima da água, enquanto 90 por cento está submerso. Mas essa porcentagem submersa é o que as correntes oceânicas afetam e o que cria o comportamento do iceberg em sua ponta. Questões globais e locais podem ser vistas da mesma forma.

Níveis de pensamento

1 - Nível de Evento

O nível do evento é o nível no qual percebemos tipicamente o mundo - por exemplo, acordar uma manhã e descobrir que pegamos um resfriado. Embora problemas observados no nível do evento muitas vezes possam ser resolvidos com um simples ajuste, o modelo do iceberg nos incentiva a não assumir que todo problema pode ser resolvido simplesmente tratando o sintoma ou ajustando no nível do evento.

2- Nível de Padrão

Se olharmos logo abaixo do nível do evento, frequentemente notamos padrões. Eventos semelhantes vêm ocorrendo ao longo do tempo - talvez tenhamos pegado mais resfriados quando não descansamos o suficiente. Observar padrões nos permite prever e evitar eventos.

3 - Nível de Estrutura


Abaixo do nível do padrão está o nível da estrutura. Quando perguntamos: "O que está causando o padrão que estamos observando?" A resposta geralmente é algum tipo de estrutura. Aumento do estresse no trabalho devido à nova política de promoção, o hábito de se alimentar mal sob estresse ou a localização inconveniente de fontes de alimentos saudáveis poderiam ser estruturas em jogo ao pegar um resfriado. De acordo com o Professor John Gerber, as estruturas podem incluir o seguinte:

Coisas físicas - como máquinas de venda, estradas, semáforos ou terreno.
Organizações - como corporações, governos e escolas.
Políticas - como leis, regulamentos e estruturas fiscais.
Ritual - comportamentos habituais tão arraigados que não são conscientes.

4- Nível do Modelo Mental

Modelos mentais são as atitudes, crenças, morais, expectativas e valores que permitem que as estruturas continuem funcionando como estão. Essas são as crenças que muitas vezes aprendemos subconscientemente de nossa sociedade ou família e provavelmente não estamos cientes. Modelos mentais que poderiam estar envolvidos em pegar um resfriado podem incluir: a crença de que a carreira é profundamente importante para nossa identidade, que alimentos saudáveis são muito caros ou que descanso é para os desmotivados.


Passo 2

Unindo os níveis

Dê uma olhada no diagrama anexado para ver o Modelo do Iceberg aplicado a uma situação de pegar um resfriado.

Tente isso!

Selecione um evento recente que lhe pareça urgente, importante ou interessante. Alguns exemplos incluem um evento climático recente, a pandemia, uma decisão judicial controversa ou um caso judicial de grande destaque; uma mudança de política local ou uma questão polêmica; uma ação militar recente entre nações; ou uma questão que você tenha enfrentado pessoalmente recentemente.

Escreva o evento (o que é observável sobre o evento) no topo do iceberg (você pode desenhar um iceberg/triângulo) e trabalhe descendo pelos padrões, sistemas subjacentes e modelos mentais, adicionando quantos você puder pensar.

Também pode ser útil subir e descer entre os níveis enquanto pensa mais sobre o evento.


Passo 3

Perguntas a serem consideradas após experimentar o modelo iceberg:

O modelo do iceberg ajuda a ampliar sua perspectiva? Se sim, como essa nova perspectiva pode ser útil?

Considere o conceito de pontos de entrada ou "pontos de alavancagem". Estes são pontos nos quais intervir em um sistema pode levar à transformação sistêmica.

O exercício mostra novos pontos de entrada nos quais você é inspirado a intervir?

Quais questões que o frustraram podem ser interessantes de analisar com o Modelo do Iceberg?

O que mais?


Passos de ação:

Há alguma ação a ser tomada? Considere a matriz Quem/O quê/Quando para conectar as pessoas com ações claras sobre tarefas e um compromisso sobre quando elas as concluirão.





Fontes e afins

O exercício básico Iceberg Model é atribuído ao Ecochallenge: https://ecochallenge.org/iceberg-model

Voltar para Toolbox

O carrinho está vazio