Pular conteúdo

Perguntas "Como podemos?"

Ao definir temas e ideias, você identifica áreas problemáticas que representam desafios para as pessoas para as quais você está projetando. Agora, tente reformular suas declarações de insights como perguntas de "Como podemos/poderíamos?" para transformar esses desafios em oportunidades de design. Usamos o formato "How Might We" porque sugere que uma solução é possível e porque oferece a oportunidade de respondê-las de várias maneiras. Um "Como podemos/poderíamos?" devidamente estruturado não sugere uma solução em particular, mas oferece a estrutura perfeita para um pensamento inovador.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Comece observando as declarações de insights/problemas que você criou. Tente reformulá-las como perguntas adicionando “Como poderíamos?” no início.

Exemplos:

Traduza sua declaração de problema em uma pergunta “Como poderíamos …” (HMW)

Ou seja: Em vez de “Nossas equipes são muito isoladas.” Escreva: “Como podemos conectar melhor nossas equipes umas com as outras?”).

Faça isso várias vezes e crie HMWs diferentes! (“Como podemos encorajar as equipes a falarem umas com as outras?” “Como podemos fazer com que as equipes de nossa organização global compartilhem recursos?” Etc.).


Passo 2

O objetivo é encontrar oportunidades para design, então, se seus insights sugerirem várias perguntas com “Como podemos”, isso é ótimo.


Passo 3

Agora dê uma olhada em seus questionamentos com “Como podemos” e pergunte se isso permite uma variedade de soluções. Se não, amplie-o. Seu “Como podemos” deve gerar uma série de respostas possíveis e se tornarão uma plataforma de lançamento para seus Brainstorms.


Passo 4

Por fim, certifique-se de que seus “Como podemos/poderíamos” (How Might We’s) não seja muito amplo. É um processo complicado, mas um bom “Como podemos” pode dar a vocês um quadro estreito o suficiente para que saibam por onde começar seu Brainstorm, mas também amplitude suficiente para dar-lhes espaço para explorar ideias diferentes.

Vídeo: How Might We Questions by IDEO




Fontes e afins

Esta ferramenta vem para você a partir doKit de Design IDEO. Trazendo uma abordagem criativa para a resolução de problemas.

O carrinho está vazio