Pular conteúdo

Projete sua vida - O modelo de arco e flecha

Este é um exercício individual projetado para ajudá-lo a moldar sua vida por meio de perguntas reflexivas guiadas. Essas perguntas o ajudarão a se conectar com sua sabedoria interior e tomar decisões alinhadas com suas necessidades pessoais. Recomendamos aplicar o Modelo de Arco e Flecha quando você se sentir perdido ou perceber que algo está impedindo seu progresso, impedindo-o de buscar seus objetivos e a vida que aspira viver.

Conheça o nosso Desafio Gratuito de Autoliderança

Segundo o guru Peter Drucker, autoliderança é ser "chefe" da nossa própria vida. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, pois demanda inspiração, tomada de decisão e planejamento. Para te dar um empurrãozinho rumo à sua própria jornada de liderança, desenvolvemos, em colaboração com nossa alumni Analiz Buiar, um desafio de 10 dias gratuito.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Exercício Individual - Processo Reflexivo Auto-facilitado Comece criando o ambiente físico e mental apropriado para a reflexão. Conclua qualquer tarefa urgente e envie e-mails importantes. Se possível, encontre um espaço tranquilo. Comece fazendo o check-in consigo mesmo: Como estou me sentindo? Como foi meu dia? O que está em minha mente? Tire alguns momentos para realmente estar presente neste momento. Em seguida, escreva as seguintes perguntas de reflexão usando caneta e papel. NOTAS DO FACILITADOR: Você não precisa aderir rigorosamente a este processo. A reflexão, uma vez que se torna um hábito, pode ser realizada quase em qualquer lugar. Um aspecto crucial da reflexão bem-sucedida é seguir as etapas do processo, permitindo espaço em sua vida para contemplação serena e focada.


Passo 2

Refletir sobre Seu Objetivo Comece contemplando: Qual é o seu objetivo? Reflita sobre os elementos e qualidades que você pretende cultivar em sua vida. Por exemplo: Flexibilidade? Estabilidade Financeira? Impacto Social? Tempo de qualidade com sua família?


Passo 3

Explorar sua Motivação Agora, considere seu nível de motivação ao pensar sobre este objetivo e os motivos por trás dele. Classifique sua motivação em uma escala de 1 a 3: 1: Baixa

2: Média

3: Alta

Se sua motivação for baixa ou média, reavalie seu objetivo e pergunte a si mesmo "por que" você deseja alcançá-lo. Isso o ajudará a descobrir as motivações subjacentes e reacender seu entusiasmo. Reformule seu objetivo de uma maneira que o empolgue.


Passo 4

Determinar Etapas de Ação Tendo escolhido um objetivo motivador, identifique três passos simples que você pode tomar nesta semana para progredir em direção a ele. Pense em ações simples, como: Participar de uma conversa com alguém que alcançou um objetivo semelhante.


Passo 5

Monitorar Seus Pensamentos e Sentimentos Preste muita atenção aos seus pensamentos e emoções enquanto trabalha em direção ao seu objetivo. A qualidade do seu diálogo interno pode acelerar ou dificultar seu progresso. Este passo ajudará a superar quaisquer crenças limitantes: Identifique três medos associados ao seu objetivo. Em seguida, liste três afirmações que você pode usar quando esses medos surgirem. Por exemplo: Medo: "Não sou habilidoso em X." Afirmação: "Todos os dias, estou melhorando minhas habilidades em X."



Texto pela Hyper Island. Créditos e pesquisa original: Mariana Treigher

O carrinho está vazio