Pular conteúdo

Reflexão da curva de difusão

A Curva de Difusão é uma atividade de reflexão e discussão baseada na teoria da difusão de inovações. Usando os princípios básicos da curva de difusão, a atividade pede que os participantes reflitam sobre em quais áreas da vida deles, eles se consideram: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”? Também pode ser estendido para que os participantes apliquem a mesma lente às organizações ou empresas para as quais trabalham.

Conheça Human Centric Innovation

Um curso online interativo de 6 semanas que fornecerá as ferramentas essenciais para você entender a intenção e a motivação do comportamento humano, e assim inovar em seu negócio.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Usando fita adesiva no chão recrie omodelo de curva de difusão. Faça o maior modelo possível e destaque as diferentes categorias dentro da curva de difusão: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”.


Passo 2

Comece com uma breve explicação da teoria da curva difusão de inovações (veja abaixo). Use um slide projetado ou um quadro branco para mostrar aos participantes o modelo e revisar cada categoria. Esta explicação não precisa ser aprofundada. Lembre aos participantes que o modelo está sendo introduzido aqui simplesmente como uma ferramenta de reflexão.

Difusão de Inovações é uma teoria que procura explicar como, por que e a que ritmo novas idéias e tecnologia se espalham pelas culturas ... a difusão é o processo pelo qual uma inovação é comunicada ao longo do tempo entre os membros de uma sistema social... até atingir a massa crítica. Suas categorias são: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”. (Wikipedia)


Passo 3

Peça aos participantes que reflitam por alguns minutos sobre as seguintes questões:

  • Em qual(s) área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui um inovador?
  • Em que área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui um primeiro-adotador?
  • Em que área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui parte da primeira maioria?
  • Em que área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui parte da maioria tardia?
  • Em que área (s) do meu trabalho / vida eu sou ou fui resistente?

Passo 4

Após alguns minutos de reflexão, os participantes devem se juntar em pares e caminhar juntos pela curva de difusão. O par pode se mover através da curva em qualquer ordem que desejaram, mas eles devem passar por cada uma das categorias e compartilhar brevemente as respostas da perguntas do passo anterior.


Passo 5

Depois que os pares se moverem por todas as categorias da curva de difusão, reúna o grupo e encoraje-os a compartilhar reflexões e percepções espontâneas.


Passo 6

Opcional: Utilize essas perguntas adicionais para estimular diferentes tipos de aprendizado:

  • Em um contexto pessoal, onde eu me posiciono dentro da curva de difusão?
  • Em um contexto profissional, onde eu me posiciono dentro da curva de difusão?
  • Onde eu coloco minha empresa / organização dentro da curva de difusão?
  • Onde eu acho que minha empresa / organização se colocaria dentro da curva de difusão?
  • Onde eu acho que minha empresa deveria estar dentro da curva de difusão?

Peça para que os participantes se coloquem nas categorias ao responderem a cada pergunta e convide alguns deles para dividir brevemente com o grupo que reflexões os levaram a escolher suas respostas.


Fontes e afins

O carrinho está vazio