Pular conteúdo

Reflexão: Individual

A reflexão individual ajuda a analisar as experiências complexas, para que os seus sucessos possam ser repetidos e as falhas evitadas no futuro. O formato desta ferramenta é flexível. Você será guiado por meio dos estágios-chave do processo de reflexão e ao fim final do processo, terminará com pontos-chave para ação.

Conheça os nossos cursos

Programas 100% online com sessões ao vivo interativas. Nossos cursos remotos contam com uma equipe senior da Hyper Island, com diferentes expertises, que facilitam experiências de aprendizado incriveis, onde você vai destravar seu potencial graças à metodologias e ferramentas poderosas, num ambiente de aprendizado com ênfase em reflexões e interação com os demais participantes.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Este é um exercício individual. Você está facilitando seu próprio processo reflexivo. Primeiro, crie o estado físico e mental correto para reflexão. Termine todas as tarefas urgentes. Envie quaisquer e-mails importantes. Se possível, vá para algum lugar quieto.

NOTAS DO FACILITADOR: Você não precisa ser muito rígido com esse processo, uma vez que você se habitue com ele, perceberá que ele pode ser feito quase em qualquer lugar. O crucial aqui, é criar um espaço para uma contemplação silenciosa e focada.


Passo 2

Check-in com você mesmo: Como você se sente? Como foi o seu dia? O que está em sua mente?

Dê alguns minutos para se tornar presente no momento. Decida sobre qual a experiência sua reflexão se concentrará (por exemplo, uma reunião que ocorreu recentemente, o dia anterior, etc.)


Passo 3

Você pode registrar as reflexões usando caneta e papel, livres das distrações de computadores, telefones ou tablets. Defina o tempo para cada uma das seguintes perguntas, dependendo de quanto tempo você tiver:

  • O que aconteceu durante essa experiência?
  • Como eu senti e quais foram minhas reações?
  • Que ideias ou conclusões posso extrair dessa experiência?
  • Que ações posso tomar com base no que eu aprendi?

Passo 4

Se relevante, defina prazos para cada uma das ações que você identificou durante suas reflexões e compartilhe-as com um colega. Seu colega pode apoiá-lo para completá-las.




O carrinho está vazio