Pular conteúdo

Revisando o projeto

Esta sessão é para que os membros de uma equipe possam aprender com suas experiências em um projeto, para apoiar o desenvolvimento deles e oferecer um encerramento para a equipe. Eles começam desenhando os pontos altos e baixos do projeto, e usam estes para iniciar uma discussão sobre o que aprenderam. Eles definem algumas ações que levarão para projetos futuros, e dão feedback uns aos outros para desenvolver o grupo.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Comece com um check-in para permitir que os membros da equipe estejam presentes na sessão. Destaque a importância de estar presente e focado para sessões reflexivas como esta. Explique que o foco da sessão será criar o encerramento do projeto e colher o máximo de aprendizado possível. Considere usar o método IDOART para estruturar e apresentar a sessão.

NOTAS DO FACILITADOR: Use quaisquer outros feedbacks ou métodos que você considere apropriados. Se você considerar útil para o exercício, a qualquer momento da sessão, reuna todo o grupo inteiro para uma discussão. Isso muitas vezes ajuda as pessoas a verem que seus altos, baixos, medos e alegrias são compartilhados por outros


Passo 2

Coloque um papel na parede com uma linha de tempo representando todo o período em que o projeto foi desenvolvido. Na parte superior a linha, desenhe um rosto feliz no canto esquerdo, já na parte inferior desenhe um rosto emburrado. Este será o "gráfico emocional" do projeto. Convide a todos os membros da equipe a desenharem uma curva que represente sua experiência no projeto, por toda a extensão do papel.


Passo 3

Em seguida, peça aos membros para escrever palavras ou desenhar imagens que representem os melhores momentos do projeto. Eles devem refletir sobre esses momentos: o que aconteceu? O que levou a eles a chagarem nesses momentos? Quais foram os fatores de sucesso e o que eles aprenderam com isso? Dê a eles cerca de 10 minutos.


Passo 4

Em seguida, faça o mesmo, com os “pontos-baixos” do projeto, escrevendo palavras ou imagens que representem esses momentos no projeto. Novamente, o grupo deve refletir sobre esse momento: o que aconteceu? O que levou eles a chegarem neste momento? O que eles aprenderam sobre si mesmos e suas próprias reações? Como eles agiram? Dê a eles cerca de 10 minutos.


Passo 5

Em seguida, utilizando post-its ou escrevendo diretamente no mesmo papel, peça que eles identifiquem as suas três maiores áreas de desenvolvimento durante o projeto. Como eles cresceram e se desenvolveram enquanto pessoas? Dê a eles cerca de 10 minutos.

Convide cada membro do grupo a dividir sua experiência por 3-5 minutos, mencionando os altos e baixos do projeto e suas principais áreas de desenvolvimento. Durante estas apresentações, outros membros podem fazer perguntas, com o cuidado de não transformar a sessão em uma discussão.


Passo 6

Finalmente, convide os membros a refletir sobre expectativas e ações para o próximo projeto que participarem. O que eles desejam alcançar? O que eles gostariam de aprender? Como eles precisam agir para garantir o sucesso? Dê a eles cerca de 10 minutos.


Passo 7

Como uma experiência compartilhada final, os membros devem dar feedback uns aos outros. Explique e discuta por que trabalhar com feedback efetivo é importante.

Todos devem dar e receber feedbacks de todos os membros da equipe. Você pode usar qualquer um dos métodos do Kit de Ferramentas que considere apropriado para este grupo. Nossas sugestões são:

  • Ao trabalhar com você, eu aprendi que...
  • Você me afetou positivamente por...
  • Você me afetou negativamente por... e o que eu preciso é...

Fontes e afins

Original Hyper Island.

O carrinho está vazio