Pular conteúdo

Rio de Crocodilos

Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Espaço:

Para esse exercício você vai precisar de um espaço aberto (de preferência com grama) de 15 a 25 metros de comprimento (dependendo do número de participantes - aproximadamente 1 a 1.5m por participante. Se forem mais de 15, considere 1m por participante, se forem menos que 15, considere 1.5m por participante) e 6 a 8 metros de largura.

Materiais:

  • Placas de madeira, 1 por participante (as placas devem ser de 20x10cm e 2-3 cm de altura). Você irá se referir as placas como "pedras mágicas”
  • 2 cordas de 6-8m de comprimento (para marcar as margens do rio)
  • Uma bola de tênis ou objeto similar (para ser usado como "máscara de oxigênio”)

Prepare o terreno colocando as cordas em cada lado do "rio". Empilhe as placas de madeira próximo a uma das cordas. O quantidade de placas de madeira que você deve fornecer é igual ao número de participantes menos 1 (ex: 15 participantes, 14 placas de madeira). Se o grupo for de 20 pessoas ou mais, crie 2 times, um de cada lado do "rio".


Passo 2

Junte os participantes próximos à corda, no que será a "margem" do "rio". Avise que ainda não devem usar as placas. Explique que eles vão passar por um desafio e devem ouvir atentamente às instruções.


Passo 3

Passe as seguintes instruções:

"Para esse desafio, vocês irão focar em resolução de problemas e na colaboração. Vocês são um time e estão em uma expedição na floresta e, de repente, a floresta começa a pegar fogo. Para escapar do fogo, vocês precisam cruzar um rio. Esse rio está cheio de crocodilos famintos. Se os crocodilos encostarem em você, você morre. Felizmente, vocês descobriram algumas pedras mágicas na margem do rio. As pedras são os únicos recursos que vocês possuem para cruzar o rio. Essas pedras mágicas flutuam na água, desde que estejam em contato com alguma parte do corpo. No momento em que vocês não estão tocando as pedras, elas afundam e são perdidas para sempre. Se você colocar a mão na água, os crocodilos vão comer a sua mão, o mesmo acontece se você colocar o pé na água.”

Coloque uma pedra mágica no "rio" e encoste seus dedos ou pé, mostrando que desse modo a pedra irá "flutuar" ou "afundar" caso você não esteja tocando a pedra. Mostre também que quando você coloca a sua mão ou pé na água, os crocodilos comem a sua mãe ou pé e, se você for mordido, não poderá mais utilizar essa parte do corpo (caso morda a mão, a pessoa deve colocar a mão para trás e caso morda o pé, a pessoa só poderá se apoiar no pé que não foi mordido).

Explique que se alguém cair na água, o crocodilo irá comer essa pessoa e o desafio acaba.

Caso isso aconteça muito cedo, você pode perguntar ao grupo se eles desejam recomeçar essa atividade.

Explique que o exercício será completado com sucesso quando todos os membros do grupo estiverem do outro lado do "rio". Pergunte se possuem alguma dúvida, antes de iniciar o exercício.

Essa será a última chance dos participantes fazerem perguntas. Certifique-se que o exercício está claro, mas não responda que estratégia devem usar para atravessar o rio. Assim que o exercício começar, os mediadores devem se certificar que as regras estão sendo seguidas. Se uma pedra mágica estiver solta e ninguém a estiver tocando, remova a pedra mágica. Se algum dos participantes tocar a água, avise que o crocodilo mordeu sua mão/ pé e que ele não é mais autorizado a usar esse membro.


Passo 4

O grupo vai, de algum modo, definir um plano e começar a atravessar o rio. Grupos diferentes usam estratégias diferentes, que variam de estratégias super elaboradas a extremamente caóticas.

Se o grupo estiver resolvendo o exercício com muita facilidade, considere introduzir a "máscara de oxigênio". Fale para o grupo que o fogo está muito próximo e falta oxigênio no ar. Todos os participantes, independente de ainda estarem na margem ou cruzando o rio, precisam respirar através da máscara de oxigênio ao menos 1 vez por minuto. Portanto, eles devem passar a máscara de oxigênio constantemente, certificando-se que todos irão usá-la. Essa estratégia faz com que todos do grupo participem e tenham o senso de trabalhar em equipe. Também serve como estratégia para aumentar o grau de stress no grupo.


Passo 5

Continue o exercício até que todos do grupo estejam do outro lado do "rio". Lembre-se que se um membro do grupo cair na água, o exercício acaba e pode ou não ser reiniciado.


Passo 6

Após o término do exercício, reflita sobre as seguintes questões:

  • O que aconteceu durante o exercício?
  • Como vocês trabalharam em equipe?
  • Como a experiência fez você se sentir?
  • Como você agiu, reagiu?
  • O que eu aprendi sobre mim mesmo?
  • O que eu aprendi sobre os outros?
  • O que eu aprendi sobre trabalhar em grupo?
  • Como eu posso aplicar os aprendizados e insights dessa atividade?

Fontes e afins

Fonte original desconhecida. Texto da Hyper Island.

O carrinho está vazio