Pular conteúdo

Você ama o seu vizinho?

Esse é um exercício divertido e ativo para ser feito em grupo. Os participantes sentam em um círculo e uma pessoa fica no meio. A pessoa do meio deve fazer diferentes perguntas para forçar as pessoas a se levantarem e rapidamente acharem outra cadeira. Uma pessoa sempre fica no meio sem ter lugar para sentar. O jogo é rápido, físico e gera muitas risadas. É um jeito eficiente de promover o desenvolvimento do grupo ou simplesmente melhorar o clima.

Conheça nossas opções in-company

Descubra nossa metodologia exclusiva para ajudar a sua organização a se transformar e alcançar o sucesso de forma mais ágil e inovadora. Desde workshops e eventos, até jornadas de aprendizado e sprints, desenhamos soluções sob-medida para sua empresa.

Saiba Mais

60-120 min

Período de tempo

2-40 pessoas

Tamanho do grupo

FLIP CHART / QUADRO BRANCO, CANETAS & CADERNOS

Materiais utilizados

Passo 1

Peça para todos se sentarem em cadeiras e em um círculo. O número de cadeiras deve ser o mesmo número de pessoas do grupo, menos um.

Para começar, uma pessoa fica em pé no meio. Ele/a pergunta para alguém sentado na cadeira: "você ama o seu vizinho?"


Passo 2

A pessoa pode responder SIM ou NÃO.

Se ela responder SIM significa que as pessoas sentadas ao seu lado (à direita e à esquerda) precisam mudar de lugar. O objetivo é que a pessoa do meio consiga pegar o lugar de alguém que levantou. Uma pessoa sempre acaba sem ter aonde sentar.

Se a pessoa responder NÃO, deve complementar a respostar com "Mas eu amo pessoas que...." e falar uma característica que pode ser aplicada para outros membros do grupo. Por exemplo "Não, mas amo pessoas de cabelo comprido" ou "Não, mas eu amo pessoas que falam inglês".

Todos que tiverem alguma característica citada devem se levantar e achar outro lugar para sentar.

Alguém sempre fica sem ter aonde sentar e quem ficar em pé deve repetir a pergunta.

E mais: toda vez que tiver uma cadeira vazia à direita de quem está sentado, essa pessoa tem que mudar para essa cadeira. Isso resulta em todos tendo que mudar de cadeira, com todo o grupo mudando para a cadeira da direita e dificultando que a pessoa no meio consiga sentar.


Passo 3

Encerre o exercício antes de as pessoas cansarem, enquanto elas ainda estiverem dando risada e se divertindo. Geralmente isso dura 7 a 10 rodadas.





Fontes e afins

Fonte original desconhecida.

O carrinho está vazio